quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Dica de filme: "Narradores de Javé"

Filme "Narradores de Javé"

Produzido no Brasil em 2003, o premiado filme Narradores de Javé apresenta uma super reflexão sobre a escrita da História. Nos permite pensar sobre a memória, o patrimônio cultural e a tradição oral. Ou seja, vale muito a pena assistir!


Foi dirigido por Eliane Caffé, tem classificação indicativa LIVRE e duração de 100 minutos. Convida a família, prepara a pipoca e bom filme!

SINOPSE: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.



* Informações e dados retirados das páginas abaixo (as quais eu recomendo a leitura completa):

https://tvbrasil.ebc.com.br/noticia/2017-03-20-tv-brasil-exibe-premiado-drama-narradores-de-jave-na-sessao-cine-nacional#:~:text=Dura%C3%A7%C3%A3o%3A%20100%20min.,%C3%A0%2023h%2C%20na%20TV%20Brasil.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/trabalhando-filme-narradores-jave.htm


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Idade Média - Invenções

10 Super Invenções da Idade Média

Como já vimos, por muitos anos a Idade Média foi chamada de "Idade das Trevas" por acreditarem ter havido um retrocesso cultural e científico no período. No entanto, desfazer esta injustiça passa por reconhecer a importância do conhecimento desenvolvido nesta época. 

Na sequência, conheça 10 invenções super importantes feitas no Período Medieval:

# ÓCULOS
Assim como o espelho, também veio como consequência da evolução do vidro. Foram inventados em algum momento entre 1285 e 1289, em Pisa ou Veneza. 


# ESPELHO
Hoje é uma placa de vidro com um lado metalizado, mas ao serem criados consistiam em uma liga de estanho e mercúrio derretido diretamente sobre o vidro. 


# CAVALARIA
Com esta invenção, as guerras foram transformadas. Usava-se espadas e lanças, mas o estribo permitia maior equilíbrio sobre 4 patas!


# RELÓGIO MECÂNICO
Formas e instrumentos para medir o tempo existem desde a Antiguidade, mas a invenção de um aparelho com engrenagens surgiu durante o século VIII no oriente (provavelmente na China ou na cultura árabe). 


# MOINHOS
Não eram usadas só para o que o nome diz (moer grãos), mas também operavam serralherias, elevadores, guindastes, pedras de afiar espadas, máquinas de triturar pólvora, martelos automáticos e bombas de água.


# PRENSA
Até sua invenção por Johannes Gutenberg, todo livro existente na Europa haviam sido feitos a mão!


# PÓLVORA
Criada na China, o combinado químico de enxofre, carvão e salitre tornou-se combustível de guerra por volta do século XI no Oriente, popularizando-se em outras regiões em seguida.

# ÓRGÃO
Instrumento musical de alta complexidade! Era muito utilizado em Igrejas e Mosteiros. Para se ter ideia, foi o mecanismo mais complexo conhecido pela humanidade até a Era Industrial.



# ASTROLÁBIO
Instrumento de navegação precursor do GPS. Esses equipamentos aperfeiçoados durante a Idade Média foram fundamentais para a expansão ultramarina que marcou o século XVI. 



# DINHEIRO (DE PAPEL)
Desenvolvida a China, o papel impresso foi a fórmula de circulação de riquezas que fundou a economia moderna.




* Parte das informações que compõe este artigo foram retiradas dos sites abaixo (os quais eu indico a leitura completa!):

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Segunda Guerra Mundial - A Bomba de Hiroshima

Hiroshima: a cidade destruída pela bomba


Há 75 anos destruída pela explosão de uma bomba nuclear, lançada pelos EUA por volta das 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945 e que explodiu cerca de 600 metros do solo, a cidade japonesa de Hiroshima ficou em ruínas. Estima-se que aproximadamente 70 mil pessoas tenham morrido no momento da explosão, e que o número de vítimas — que pereceram por conta de ferimentos ou da exposição à radiação — tenha subido para algo em torno de 90 mil e 166 mil um ano mais tarde. Além disso, cerca de 70% de todos os edifícios da cidade ficaram destruídos e muitos outros foram seriamente danificados.

Nas fotos abaixo podemos conhecer a cidade de Hiroshima em 3 momentos diferentes de sua história...


ÀS VÉSPERAS DO ATAQUE NUCLEAR




segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Primeira Guerra Mundial - Participação Brasileira

O Brasil na Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial tem início em 1914 e, inicialmente, confrontou as forças aliadas conhecidas como Tríplice Entente (Grã-Bretanha, Rússia, Japão e França) e Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria Hungria, Império Turco-Otomano e Itália). Durante o conflito houve a reorganização dessas forças com a mudança de lado dos italianos, a retirada russa da guerra e a entrada dos EUA no conflito. O Brasil, inicialmente neutro, reconheceu o estado de guerra em 1917 a favor da Entente após submarinos alemães torpedearem navios brasileiros. 

Cartazes de propaganda militar

Venceslau Brás

Assinatura da Declaração de Guerra

A participação brasileira na Primeira Guerra ao lado das forças aliadas consistiu no envio de:

- 2 cruzadores, 5 contratorpedeiros, 1 navio auxiliar e 1 rebocador

- aviadores (que combateram ao lado de pilotos britânicos e franceses) 

- oficiais (que integraram o Exército Francês)

- 86 médicos (sendo 17 professores de Medicina)

O cruzador Bahia

Cruzador Bahia, um dos navios enviados pelo Brasil ao conflito

Missão médica brasileira

Missão médica brasileira

Soldados brasileiros na Primera Guerra Mundial

Militares brasileiros enviados à Primeira Guerra Mundial

O Brasil foi o único país da América do Sul a participar do conflito, garantindo presença na Conferência de Paz (1919) em Versalhes e consolidando sua política externa alinhada aos Estados Unidos. 


* Informações e imagens retiradas de excelentes artigos cujos links estão na sequência:

https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/PARTICIPA%C3%87%C3%83O%20BRASILEIRA%20NA%20PRIMEIRA%20GUERRA%20MUNDIAL.pdf

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141110_brasil_guerra_fd

http://www.eb.mil.br/exercito-brasileiro?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=1554899&_101_type=content&_101_urlTitle=a-participacao-do-brasil-na-primeira-guerra-mundial&inheritRedirect=true


Primeira Guerra Mundial - As Trincheiras

A vida nas trincheiras

Fato característico da Primeira Guerra Mundial, as trincheiras eram grandes valas cavadas no chão que eram usadas pelos soldados para se abrigar e lutar contra o inimigo. Eram compostas basicamente por terra, lama e água da chuva... mas algumas melhorias foram feitas dado a importância das trincheiras como estratégia militar na guerra.

LEGENDA: Parapeito / Periscópio de madeira / Fuzil Lee Enfield/ Sacos de Areia / Abrigo / Suportes de madeira ou ferro/ Apoio para atirar / Piso / Lama e água

Na sequência, algumas imagens retratam como era a vida nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial:

- TRINCHEIRAS ALAGADAS

- CONVIVÊNCIA COM RATOS

- INFECÇÕES CONHECIDAS COMO "PÉ DE TRINCHEIRA"

- CONDIÇÕES DE DESCANSO 

- AVANÇO MILITAR
O uso de trincheiras caracterizou a Primeira Guerra Mundial

- ESPERA PARA O ATAQUE
A espera em uma trincheira francesa

- TRINCHEIRA ALEMÃ
Uma trincheira alemã

- CONSTRUÇÃO DE UMA TRINCHEIRA

- CONDIÇÕES DE HIGIENE

- RISCO DE ATAQUES QUÍMICOS

* As imagens aqui dispostas foram retiradas de artigos muito interessantes e completos disponíveis nos links abaixo:

Reforma Protestante e Contrarreforma em HQ

 Reforma Protestante e Contrarreforma  em História em Quadrinhos      Essas maravilhosas Histórias em Quadrinhos foram produzidas e divulgad...